Blue Code Hero Background
PRESS RELEASE

Pesquisa de segurança da Akamai: Defendendo uma organização global durante a pandemia

Como um modelo Zero Trust protegeu a Akamai de 21 milhões de consultas mal-intencionadas e, ao mesmo tempo, permitiu que funcionários remotos fizessem seu trabalho de qualquer lugar

Cambridge, MA USA | March 09, 2021

Akamai Technologies, Inc. (NASDAQ: AKAM), detentora da solução mais confiável do mundo para proteção e entrega de experiências digitais, publicou hoje o relatório State of the Internet/Segurança: como se adaptar ao imprevisível. O relatório faz uma retrospectiva do ano de 2020 e examina algumas mudanças tecnológicas e padrões que emergiram de picos na Internet relacionados aos períodos de lockdown no início do ano e os picos ressurgentes causados por uma combinação de outros períodos de lockdown e fechamentos, além da temporada de festas.

Em 2020, a Internet nos manteve conectados, trabalhando e aprendendo. O relatório Como se adaptar ao imprevisível mostra a verdadeira resiliência da Internet. Por exemplo, a Akamai observou um aumento de 30% no tráfego da Internet no início dos lockdowns causados pela pandemia e uma mudança global na funcionalidade remota, que continua evoluindo até hoje.

Além dessa mudança de hábitos, durante a pandemia da COVID-19, a Akamai tem visto os criminosos tirarem proveito em todo o mundo, visando todos os setores de negócios e indústrias, incluindo a tecnologia e a segurança da informação. Felizmente, a Akamai usa seus próprios produtos e serviços para defender a empresa e estava preparada para o trabalho remoto. As defesas em camadas em vigor na Akamai se adaptaram facilmente a um ambiente de trabalho remoto. O conceito de Zero Trust permitiu que os funcionários remotos da empresa trabalhassem em qualquer lugar, e, ao mesmo tempo, os manteve protegidos. Anos se passaram para chegarmos ao modelo que temos hoje, e esse é um processo contínuo.

“Defender sistemas empresariais já é um desafio no melhor dos cenários”, disse Robert Blumofe, diretor de tecnologia da Akamai. “Fazer isso em meio a uma pandemia só aumenta essas complexidades e desafios. A Akamai conseguiu transicionar e defender uma equipe de trabalho 99% remota, porque há muito tempo enxergamos todo tipo de acesso como acesso remoto. Criamos nosso ambiente com os recursos necessários, incluindo os conceitos de Zero Trust e defesas robustas em camadas.”

Uma das principais camadas de defesa da Akamai é o Enterprise Threat Protector, que usa pesquisa e dados da Akamai incrementados com dados de terceiros. Essa solução foi projetada para identificar domínios mal-intencionados e bloqueá-los no nível DNS e HTTP. Ela aborda vários elementos cruciais usados por criminosos, incluindo exfiltração, comando e controle (C2) e phishing.

De acordo com o relatório, em 2020, a Akamai enfrentou 21,5 milhões de consultas de DNS mal-intencionadas de um total de 109 bilhões, ou cerca de 299 milhões de consultas de DNS por dia. A maioria desses ataques era de malware, e a Akamai registrou 10,2 milhões de solicitações bloqueadas relacionadas a malware em 2020. Esse tipo de ataque ocorre quando clicamos em links mal-intencionados em e-mails, documentos ou até mesmo em websites, mas a causa exata dos eventos de bloqueio permanece desconhecida.

O phishing, logo depois do malware, foi o outro principal tipo de ataque observado nos logs do Enterprise Threat Protector em 2020, com 6,3 milhões de tentativas bloqueadas. A organização de plataforma da empresa, o grupo financeiro, a equipe de serviços globais, o escritório do CIO e a unidade de vendas e marketing na Web foram os mais visados, o que nos diz que os criminosos não são muito exigentes em relação à seleção das vítimas, mas eles focarão seus esforços quando o ganho potencial for grande.

“Uma das lições aprendidas em 2020, no que diz respeito ao trabalho remoto e à aprendizagem à distância, é que a maneira usual de proteção funcionará até certo ponto, mas a segurança deve se adaptar rapidamente a situações em constante mudança”, explicou Steve Ragan, pesquisador de segurança da Akamai e autor do relatório State of the Internet/Segurança. “Só porque uma política ou programa funciona muito bem em um data center ou escritório não significa que funcionará quando todos tiverem que trabalhar de casa. As mudanças forçadas em 2020 são provas contundentes desse fato.”

Leia o relatório de 2021 da Akamai State of the Internet/Segurança: como se adaptar ao imprevisível, em nossa página State of the Internet.

Para obter mais informações, a comunidade de segurança pode aprender e interagir com os pesquisadores de ameaças da Akamai e aproveitar os insights proporcionados pela Akamai Intelligent Edge Platform sobre o cenário de ameaças em constante evolução no Hub de pesquisa de ameaças da Akamai.

Sobre a Akamai

A Akamai potencializa e protege a vida online. As empresas mais inovadoras do mundo escolhem a Akamai para proteger e entregar suas experiências digitais, ajudando bilhões de pessoas a viver, trabalhar e jogar todos os dias. Com a maior e mais confiável plataforma edge do mundo, a Akamai mantém os apps, os códigos e as experiências mais perto dos usuários, e as ameaças ainda mais distantes. Saiba mais sobre os produtos e serviços de segurança, entrega de conteúdo e Edge Computing da Akamai em www.akamai.com/pt/, www.akamai.com/pt/blogou siga a Akamai Technologies no Twitter e LinkedIn.